SEI - Sistema de educação inteligente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geografia

2 participantes

Ir para baixo

Geografia Empty Geografia

Mensagem por GuiSabatine Ter Out 27, 2015 9:04 pm

Ciência que trata da descrição da Terra e do estudo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos que nela ocorrem, suas causas e relações.
GuiSabatine
GuiSabatine
Admin

Mensagens : 8
Data de inscrição : 14/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Geografia Empty Geografia no Brasil

Mensagem por guilherme064 Ter Out 27, 2015 10:52 pm

Quanto ao conhecimento geográfico no Brasil, não se pode deixar de observar a grande importância e influência do Geógrafo mais reconhecido do país seguido de Aziz Ab'Saber e seu pioneirismo, não por profissão, mas por méritos, Milton Santos. Com várias publicações, Milton Santos, tornou-se o pai da Geografia Crítica que faz análises e fenomenológicas dos fatos e incidências de casos. Isso é muito importante, visto que a Geografia é uma ciência global e abrangente, e somente o olhar geográfico aguçado consegue identificar determinados processos, sejam naturais ou sócio-espaciais. Vale ressaltar também os importantes estudos do professor Jurandyr Ross, que se dedicou a mapear, de forma bastante detalhada, o relevo brasileiro além das inúmeras publicações do professor doutor José William Vesentini que se tornaram referência no estudo da geografia do Brasil.
guilherme064
guilherme064
Admin

Mensagens : 19
Data de inscrição : 24/08/2015

https://seiforum.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Geografia Empty Subdivisões da geografia geral

Mensagem por guilherme064 Ter Out 27, 2015 10:53 pm

O primeiro grau de divisão faz a distinção entre a geografia regional e a geografia geral ou sistemática. A geografia regional é o estudo da maneira circunstancial da combinação elementar e os fatores geográficos para traçar as regiões ou paisagens. O objetivo da geografia geral ou sistemática é o descobrimento dos princípios gerais. Esses princípios generalistas são a explicação das mais variadas paisagens que existem na Terra. Devido à tipologia da análise de elementos, a geografia geral é subdividida em duas disciplinas: a geografia física e a geografia humana.
guilherme064
guilherme064
Admin

Mensagens : 19
Data de inscrição : 24/08/2015

https://seiforum.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Geografia Empty Geografia Física

Mensagem por guilherme064 Ter Out 27, 2015 11:06 pm

A geografia física é dividida em:


  • Biogeografia

-> A biogeografia é o estudo os fenômenos biológicos ocorridos na superfície terrestre. A biogeografia pode ser subdividida em dois ramos:

  • Geografia vegetal

-> O especialista nessa área faz o estudo dos tipos climáticos, pedológicos e demais fatores determinantes da vida vegetal de um território regional.

  • Geografia animal

-> Estuda a distribuição geográfica dos animais e das aves dos variados territórios regionais. A tentativa do especialista nessa área é fazer a determinação do motivo da vida de determinados animais num território regional e outros em outra região. Uma das fases de grande interesse da zoogeografia é o fato de que os pássaros e os animais migram.


  • Climatologia

-> É o estudo analítico das situações condicionais da atmosfera terrestre caraterísticas de um certo local ou território regional. A climatologia faz a observação dos valores medianos dos elementos climáticos. Entre os elementos climáticos podemos citar a chuva e a temperatura. A precipitação e a temperatura são elementos observados pela climatologia em todas as zonas da superfície terrestre.


  • Geomorfologia

-> É o estudo dos aspectos das formas irregulares de relevo que existem na superfície terrestre. A geomorfologia dá atenção aos processos que deram origem aos mais diversos fatores. Exemplos desses fatores são os terremotos e os maremotos da crosta terrestre; as pedras que se levantaram e afundaram; e os terremotos que se transformaram respectivamente pela erosão.


  • Meteorologia

-> Estuda o tempo, o ar em movimento, as variações térmicas, da nebulosidade, da precipitação pluviométrica e das precipitações nevosas.


  • Oceanografia

-> É o estudo das ondas do mar, das marés, das correntes oceânicas e da profundidade dos oceanos.
guilherme064
guilherme064
Admin

Mensagens : 19
Data de inscrição : 24/08/2015

https://seiforum.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Geografia Empty Geografia Regional

Mensagem por guilherme064 Ter Out 27, 2015 11:09 pm

Esta ramificação é o estudo dos panoramas paisagísticos ou os territórios regionais terrestres. A geografia regional identifica os aspectos das paisagens e das regiões. Analisa os fenômenos da natureza e da civilização humana. Os fenômenos da natureza e da civilização humana aparecem acima de um determinado espaço. A geografia regional estabelece as diferenças que existem entre cada região geográfica. A geografia regional cria, nas suas observações analíticas, subdivisões em níveis diferenciados. Exemplos desses níveis são os continentes da Europa e da América; as bacias fluviais do rio Amazonas; os mares Mediterrâneo e das Antilhas; e as grandes áreas metropolitanas de Londres e São Paulo.
guilherme064
guilherme064
Admin

Mensagens : 19
Data de inscrição : 24/08/2015

https://seiforum.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Geografia Empty Geografia Humana

Mensagem por guilherme064 Ter Out 27, 2015 11:13 pm

A área da geografia humana estuda o homem e o meio em que vive, seus aspectos, hábitos costumeiros, idiomas, credos religiosos, profissões e necessidades. A geografia humana é o estudo disciplinar dos diferenciados processos em que o ser humano está presente. A geografia humana dá especial atenção ao seu espalhamento na superfície da Terra e às ligações que se estabelecem com os fenômenos naturais. É dividida em áreas diferenciadas:

Geografia populacional: é o estudo dos cálculos populacionais com informações matemáticas sobre nascimentos, mortes, batismos, anos de estudo, idade, casamentos, divórcios, separações e muito mais.
Antropogeografia: conhecida etimologicamente como geografia do homem, estuda os seres humanos e o meio em que vive. É de grande importância e é muito dividido que de modo prático é constituído por uma só uma disciplina independente.
Geografia econômica: estuda, entre as demais características, como são distribuídos os recursos naturais e os aspectos das atividades econômicas. Os recursos naturais e as atividades econômicas são desenvolvidas no território (de acordo com a atividade analisada, faz-se a distinção entre geografia agrária, geografia industrial, geografia turística, etc.). Possui relação com a economia.
Geografia social: também chamada Geografia da população, estuda as diferenças que existem nas comunidades humanas organizadas, especialmente no que se refere ao fato de que a população se distribui desigualmente no nosso planeta, à maneira do qual que é constituída (devido a fatores como a idade, o sexo, a educação e o trabalho) e à sua história. Está, de modo estrito, relacionado à demografia.
Geografia urbana: estuda a localização, as vias públicas de transporte, as zonas residenciais, comerciais, industriais, públicas e a história evolutiva das cidades (seja ela política, econômica, social, ambiental, etc.). Estuda também as atividades que nelas são desenvolvidas. Está relacionada com as disciplinas urbanística e arquitetônica. De modo contrário, a denominada geografia rural estuda as características iguais à da urbana nas regiões geográficas de densidade populacional espalhada.[25]
Geografia política: é o estudo da organização política dos povos. Estuda também onde ficam os Estados e de que forma eles se organizam e como evoluíram as fronteiras ao longo dos tempos.
Geografia histórica: tem como preocupação as seguintes perguntas: Como a população se formou ao longo dos tempos? Como a sociedade se organiza? Quais são as ligações criadas pela organização social com a natureza?
guilherme064
guilherme064
Admin

Mensagens : 19
Data de inscrição : 24/08/2015

https://seiforum.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Geografia Empty Re: Geografia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos